domingo, 3 de outubro de 2010

Eleição

Hoje foi dia de eleição, mas isso não significa um dia importante para os brasileiros. Para a grande maioria das pessoas é só um dia em que você é obrigado a fazer algo que você não gostaria de fazer em um domingo. Quantas pessoas já não ouviram a clássica frase "Eu odeio política"? Eu já ouvi diversas vezes e sempre faço o tipo "chata" e digo que a pessoa certamente não sabe o significado do termo que fala. Como já disse Aristóteles, "O homem é um animal político" e há política em tudo o que fazemos. Quando decidimos para que lugar vamos em um sábado à noite, analisando as diversas opções e as comparando para chegar a uma decisão, estamos fazendo nada mais, nada menos que política. Então, se você decidir continuar propagando essa clássica frase, sugiro que faça uma pequena modificação e a transforme em "Eu odeio os políticos".
Imagino que quem fala essa frase não leva à sério a política, mas posso até compreender se parar para pensar que os políticos também não nos levam à sério, mas porque levar à serio e se preocupar se nós que os colocamos no poder pouco nos importamos com o que eles fazem ou deixam de fazer, pelo menos não nos importamos ao ponto de os incomodar. Eu não concordo com o voto nulo, para mim é apenas uma desculpa para a preguiça. Preguiça de procurar um candidato que você acredite ser bom para o cargo. Eu não fiquei só com a vaga informação que nos é passada pela televisão. Fui até a Internet e pesquisei mais a fundo os candidatos e escolhi aqueles que as propostas eu acreditava serem as mais importantes e confiáveis, fiz minha "cola" e fui exercer meu direito/dever de cidadã. Porque minha atitude é essa? Porque sempre fui uma estudante de escola privada e tenho acesso à uma boa educação? Com certeza essa não é a melhor explicação. Minha prima estuda em um ótimo colégio e escolheu seus candidatos simplesmente pelas imagens que viu na televisão, imagens essas que sabemos que são facilmente manipuladas. Agora é fato que a maioria da população do Brasil é de baixa renda e não tem acesso a um estudo considerado bom. A maioria da população não tem acesso à uma informação de qualidade. O que esperar dessas pessoas na hora do voto? Qual seria a solução? Ensino de qualidade para todos e ainda uma matéria sobre política nas escolas públicas? Assim todos compreenderiam a importância e o valor da participação política. Assim todos seriam informados e poderiam exigir seus direitos. É isso que o governo realmente deseja? Jovens aptos a lhes confrontar? Com certeza não. A Teoria Funcionalista explica bem. Não é esse o interesse daqueles que estão no poder.
Espero que aqueles que têm acesso à uma informação de qualidade e têm tudo para fazer uma boa escolha, não a desperdice no momento da votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário